www

24/03/2009 at 0:32 (Isso pode ser útil, Sem categoria) (, , , , )

Sabe quando a tecnologia parece que não para nunca e começa a te “assustar”? Quando compramos um celular e achamos que ele é maravilhoso e que vai demorar tempos para algum modelo superar o nosso e, (surpresa!), no mês seguinte nos deparamos com um muito melhor? Quando achamos um carro lindo e, ao juntarmos dinheiro para comprá-lo, o novo já está sendo lançado? Então… A internet tbm caminha por aí. A web terá um novo formato, em alguns anos. Lá por 1995, a internet era beeem diferente da que temos acesso hj. Era a chamada Web 1.0. Para ter uma ideia, havia apenas 10 mil páginas. Para  essas informações serem atualizadas, era necessário que um técnico o fizesse. O público apenas recebia a informação, sem qualquer indício da interatividade que temos atualmente. Um blog escrito por mim, que não sou especialista em ferramentas da internet, era “coisa do futuro”.  Agora, em tempos de Web 2.0, podemos comentar, criticar, participar dos sites, publicar ideias, artigos, fotos e vídeos. Todos escrevem para todos. Não há apenas um emissor e um receptor passivo de notícias. O Wikipedia e até mesmo o meu blog ilustram a Web 2.0.

 

Mas, voltando ao “susto” da evolução tecnológica… Teremos um novo modelo de web em pouco anos: a Web 3.0, ou semântica. Ainda não passa de projeção, mas a “web inteligente” pode realmente funcionar. Trata-se de um mecanismo sensível, capaz de perceber o que o internauta busca. A máquina facilitaria a vida do usuário, criando uma rede de significados que ofereceria  informação classificada, hierarquia de dados, infraestrutura ordenada. Seria algo como a criação de uma infraestrutura que faz com que a máquina “entenda” o ser humano. Vá saber, né?!

1 Comentário

  1. Marlise Brenol said,

    Texto mais revistado do que noticioso (lead jornalístico). Nas imagens, senti falta do link para me remeter ao site do qual o post está tratando. Mas é um post de uma autêntica blogueira: descontraído e envolvente. 😉

Deixe um comentário